Descrição
Tomada de Força Volvo – O que é:
A Tomada de Força Volvo, também conhecida como PTO (Power Take–Off) é um eixo propulsor, presente em máquinas agrícolas e em caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll–On Roll–Off, Poli guindastes, guincho, entre outros. Sua principal função é transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento, assim tornando–se um elemento indispensável nos caminhões rodoviários.
Tomada de Força Volvo – Para que serve:
A Tomada de Força Volvo garante a transformação de energia mecânica em hidráulica, essencial para o funcionamento do circuito hidráulico. Além disso, ela também contribui para a maior produtividade do equipamento hidráulico, permitindo que a operação seja realizada de forma mais eficiente.
Abaixo, alguns modelos:
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON / CLARK PTO
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT PTO
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
Tipos de Tomada de Força:
Existem quatro principais tipos de tomada de força para caminhões: Pneumática, Mecânica, à Vácuo e Elétrica.
Pneumática:
A tomada pneumática é acionada por ar do próprio veículo, com ajuda de uma válvula. Esta válvula deve ser instalada no interior da cabine.
Acionamento Mecânico:
O modelo de acionamento mecânico é operado por um cabo também instalado dentro do veículo, usado em veículos sem freios a ar.
À vácuo:
O modelo à vácuo é outra opção para veículos que não possuem compressor de ar. O sistema é similar à tomada pneumática, com acionamento através de uma válvula dentro da cabine.
Elétrica:
A tomada elétrica é acionada por um motor elétrico que provê a rotação do pistão de acionamento com movimentos internos sincronizados. Estas tomadas incorporam um sistema de sincronização fácil, ótimo para caixas automáticas e veículos sem sistema de freio a ar.
Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?
Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!
Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. .
Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)
Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.
Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo, pneumática, vácuo ou elétrico.
Passo 5.
Posição:
- Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro)
- Traseira ==> fixada na traseira do câmbio
- Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio
Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde:
- Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária.
- Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída.
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