TOMADA DE FORÇA VOLVO

SÉRIE: Multiplicada
ACIONAMENTO: Pneumático
MONTAGEM: Traseira
TORQUE: 350 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: Consultar Transmissão
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: 1:1,3 / 1:1,53
TIPO DE ACOPLAMENTO: Acoplamento SAE A ou SAE B com eixo 7/8″ 13Z ou 1″ chavetado / Cardan 1″ chavetado / Falnge ZF 4 furos / Cônico
SENTIDO DE GIRO: Anti-horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: VT 2214/2514 | SR 1700/1900 | ATO 2512C (I-Shift)

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Descrição

Tomada de Força Volvo – O que é:

A Tomada de Força Volvo, comumente conhecida com PTO (Power TakeOff) é um eixo motorizado presente em máquinas agrícolas, como caminhões Munck, Vácuo, Pipa, RollOn RollOff, Poli guindastes, guincho, entre outros. O seu principal objetivo é transmitir parte da força do motor para a movimentação do implemento, sendo assim, tornandose uma peça fundamental nos caminhões rodoviários.

Tomada de Força Volvo – Para que serve:

A Tomada de Força Volvo é capaz de converter energia mecânica em energia hidráulica, elemento fundamental para o bom desempenho do circuito hidráulico. Esta técnica favorece a maior produtividade do equipamento hidráulico, conferindo aos operadores mais eficiência para realizar as tarefas.

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Existem quatro principais tipos de tomada de força para caminhões: Pneumática, Mecânica, à Vácuo e Elétrica.

Pneumática:

A tomada pneumática é acionada por ar do próprio veículo, com ajuda de uma válvula. Esta válvula deve ser instalada no interior da cabine.

Acionamento Mecânico: 

O modelo de acionamento mecânico é operado por um cabo também instalado dentro do veículo, usado em veículos sem freios a ar.

À vácuo:

O modelo à vácuo é outra opção para veículos que não possuem compressor de ar. O sistema é similar à tomada pneumática, com acionamento através de uma válvula dentro da cabine.

Elétrica:

A tomada elétrica é acionada por um motor elétrico que provê a rotação do pistão de acionamento com movimentos internos sincronizados. Estas tomadas incorporam um sistema de sincronização fácil, ótimo para caixas automáticas e veículos sem sistema de freio a ar.

 

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

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