Descrição
Tomada de Força – O que é:
A Tomada de Força (TdF, sigla PTO – Power Take–Off) é um eixo propulsor comumente utilizado em veículos como máquinas agrícolas, caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll–On Roll–Off, Poli guindastes, guincho, entre outros. Sua função é transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento.
Tomada de Força – Para que serve:
Em caminhões rodoviários, a Tomada de Força é fundamental, pois é ela quem determina a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento hidráulico. Desta forma, a TdF assegura a transformação de energia mecânica em hidráulica, funcionando como um elemento principal do circuito hidráulico.
Abaixo, alguns modelos:
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON / CLARK PTO
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT PTO
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
Tipos de Tomada de Força:
As tomadas de força são equipamentos que se conectam ao motor de um veículo para fornecer energia a outros dispositivos. Existem diferentes tipos, cada um com um mecanismo de acionamento específico.
Pneumática:
A tomada de força pneumática é acionada por ar do próprio caminhão com a ajuda de uma válvula, que é instalada dentro da cabine.
Acionamento Mecânico:
O modelo de acionamento mecânico é alimentado por cabo, que é instalado dentro do veículo. É usado em veículos que não têm freios a ar.
À vácuo:
A tomada de força à vácuo foi desenvolvida como alternativa para os veículos sem compressor de ar. Ela conta com um sistema semelhante ao da tomada pneumática, acionado por uma válvula dentro da cabine.
Elétrica:
O modelo elétrico é acionado por um pequeno motor elétrico, com movimentos internamente sincronizados para mover o pistão de acionamento. Estas tomadas de força incorporam um sistema de fácil sincronização, que é ideal para caixas automáticas e veículos que não têm sistema de freio a ar.
Descobrir e escolher o modelo correto é muito importante!
Passo 1.
Verificar a marca e o modelo do câmbio para determinar qual tomada de forma será necessária. Isso pode ser feito examinando a plaqueta que está na lateral ou na parte superior do câmbio.
Passo 2.
Identificar qual implemento será usado para instalar a tomada (guincho, munk, cesto aéreo, roll-on, guindaste, etc.).
Passo 3.
Examinar se a tomada é acoplada, significando que a bomba hidráulica é diretamente conectada à tomada, ou se é do tipo cardan, quando os eixos da tomada e da bomba são conectados por um conjunto de cardans e barras.
Passo 4.
Determinar se o acionamento será feito por cabo, pneumática, vácuo ou elétrico.
Passo 5.
Verificar qual a posição da tomada:
- Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro)
- Traseira ==> fixada na traseira do câmbio
- Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio
Passo 6.
Decidir se será usada uma tomada multiplicada ou simples onde:
- Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária.
- Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída.
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