Descrição
Tomada de Força Mercedes – O que é:
A Tomada de Força Mercedes, também conhecida pela sigla PTO (Power Take–Off), é um eixo propulsor que é usado para ligar o motor às máquinas a que ele fornece energia. É comumente encontrado em máquinas agrícolas, caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll-On Roll-Off, Poli guindastes, guincho, entre outros.
Tomada de Força Mercedes – Para que serve:
Sua função é transferir parte da potência do motor para permitir que o implemento se movimente. A tomada de força é um item importante em caminhões rodoviários, pois ela controla a eficiência da operação com o implemento, aumentando a produtividade do equipamento.
Deste modo, a Tomada de Força desempenha um papel fundamental no circuito hidráulico, pois é ela quem assegura que a energia mecânica seja convertida em energia hidráulica.
A Tomada de Força é usada para transmitir energia mecânica para o equipamento hidráulico, permitindo que ele execute suas funções. É importante notar que é usada na maioria dos caminhões rodoviários e veículos de carga, pois garante a eficácia da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento.
Abaixo, alguns modelos:
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON / CLARK PTO
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT PTO
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
Tipos de Tomada de Força:
Pneumática:
Este modelo é acionado por ar do próprio caminhão com a ajuda de uma válvula pneumática, que pode ser de diferentes tipos e deve ser instalada dentro da cabine.
Acionamento Mecânico:
Este modelo é acionado por cabo instalado no interior do veículo, usadas em veículos que não possuem freios à ar.
À vácuo:
Assim como a tomada de força com acionamento a cabo, o modelo a vácuo também foi criada como alternativa para os veículos que não possuem compressor de ar. Tem um sistema parecido com a tomada pneumática, com acionamento através de uma válvula dentro da cabine.
Elétrica:
Neste novo sistema um pequeno motor elétrico encarrega-se da rotação do pistão de acionamento com movimentos internamente sincronizados, acionando a tomada de força. As Tomadas que utilizam este modelo de acionamento incorporam um sistema de fácil sincronização, ótimo para caixas automáticas e veículos que não possuem um sistema de freio a ar.
Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?
Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!
Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. .
Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)
Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.
Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo, pneumática, vácuo ou elétrico.
Passo 5.
Posição:
- Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro)
- Traseira ==> fixada na traseira do câmbio
- Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio
Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde:
- Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária.
- Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída.
Ainda têm dúvidas sobre a Tomada de Força Mercedes?
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