Descrição
Tomadas de Força Daymler – O que é:
As Tomadas de Força Daymler, também conhecida pela sigla PTO (Power Take–Off), é um eixo propulsor, usado em máquinas agrícolas e em caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll-On Roll-Off, Poli guindastes, guincho, entre outros. Esta peça tem a função de transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento.
Tomadas de Força Daymler – Para que serve:
A Tomada de Força é um item fundamental nos caminhões rodoviários, pois é ela quem determina a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento hidráulico. Isso é possível porque ela é responsável por transformar energia mecânica em hidráulica, servindo como elemento principal do circuito hidráulico. Assim, garante que o equipamento hidráulico execute corretamente suas funções.
A Tomada de Força é usada na maioria dos caminhões rodoviários e veículos de carga, pois é ela quem assegura a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento.
Abaixo, alguns modelos:
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON / CLARK PTO
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT PTO
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
Tipos de Tomada de Força:
Existem diversos modelos de tomada de força para veículos, cada um deles com suas características peculiares.
O primeiro modelo é acionado por ar do próprio caminhão, utilizando uma válvula pneumática instalada dentro da cabine.
O segundo tipo de tomada de força é acionado por cabo que também é instalado no interior do veículo, sendo usado em veículos que não possuem freios à ar.
A terceira opção é o acionamento a vácuo, que foi criada para ser usada como alternativa para veículos que não possuem compressor de ar. Ele também tem um sistema de válvula dentro da cabine.
Por fim, existe a tomada de força elétrica. Nesta opção, um motor elétrico é responsável pela rotação do pistão de acionamento, e é possível acionar a tomada com facilidade, tornando-a uma ótima opção para veículos com caixas automáticas ou que não possuem freio a ar.
Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?
Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!
Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. .
Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)
Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.
Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo, pneumática, vácuo ou elétrico.
Passo 5.
Posição:
- Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro)
- Traseira ==> fixada na traseira do câmbio
- Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio
Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde:
- Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária.
- Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída.
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