Descrição
Tomada Força Eaton Clark – O que é:
A Tomada de Força Eaton / Clark, tratada como PTO (Power Take–Off) na linguagem corrente, é um acessório muito importante para máquinas agrícolas e caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll–On Roll–Off, Poli guindastes, guincho, entre outros. Esta peça de motorização é responsável por transformar a energia mecânica em outros formatos de energia, como elétrica, hidráulica, entre outros. Dessa forma, possibilita o funcionamento de diversos tipos de equipamentos que podem ser acoplados ao veículo ou máquina.
Tomada Força Eaton Clark – Para que serve:
A tomada de força é um equipamento indispensável para caminhões rodoviários, pois é ela quem assegura a passagem de parte da potência do motor para o equipamento acoplado, proporcionando maior produtividade durante a operação.
Dessa forma, a Tomada de Força atua como um importante elemento do circuito hidráulico, garantindo a conversão de energia mecânica em hidráulica. Otimizando, assim, o desempenho do equipamento.
Abaixo, alguns modelos:
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON / CLARK PTO
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT PTO
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
Tipos de Tomada de Força
Pneumática:
Neste sistema, o veículo é acionado através de ar comprimido, acompanhado por uma válvula pneumática instalada na cabine.
Acionamento Mecânico:
Este modelo é acionado por cabo instalado no interior do veículo, usadas em veículos sem freios à ar.
À vácuo:
Como alternativa para os veículos que não possuem compressor de ar, a tomada de força à vácuo tem um sistema parecido com a tomada pneumática, com acionamento através de uma válvula na cabine.
Elétrica:
Neste sistema, um pequeno motor elétrico é encarregado da rotação do pistão de acionamento, sincronizado internamente e acionando a tomada de força. Estas tomadas incorporam um sistema de sincronização fácil, ideal para caixas automáticas e veículos que não possuem sistema de freio a ar.
Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?
Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!
Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. .
Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)
Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.
Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo, pneumática, vácuo ou elétrico.
Passo 5.
Posição:
- Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro)
- Traseira ==> fixada na traseira do câmbio
- Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio
Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde:
- Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária.
- Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída.
Ainda têm dúvidas sobre a Tomada Força Eaton Clark?
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