Descrição
Tomada de Força Eaton/Clark – O que é:
A Tomada de Força Eaton/Clark, usualmente abreviada para PTO (Power Take–Off) é um componente mecânico que exerce a função de propulsão em diversos equipamentos agrícolas e de transporte. Esse item é encontrado em máquinas agrícolas, caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll–On Roll–Off, Poli guindastes, guinchos, dentre outras aplicações.
Tomada de Força Eaton/Clark – Para que serve:
A tomada de força é um elemento indispensável em caminhões rodoviários, pois é ela que transfere parte da potência do motor para a movimentação do implemento. Esta peça contribui de forma significativa para a eficiência operacional do equipamento hidráulico, o que, consequentemente, aumenta a produtividade. Assim, a tomada de força desempenha a função de transformar energia mecânica em energia hidráulica, sendo um elemento central para o circuito hidráulico.
Abaixo, alguns modelos:
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON / CLARK PTO
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT PTO
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
Tipos de Tomada de Força:
Existem diversos tipos de Tomada de Força para veículos.
Pneumática:
O modelo pneumático é acionado por ar do próprio caminhão através de uma válvula, que deve ser instalada dentro da cabine.
Acionamento Mecânico:
O acionamento mecânico é feito por cabo instalado no interior do veículo, comumente usado em veículos que não possuem freios à ar.
À vácuo:
Aqueles que não possuem compressor de ar podem optar pelo modelo à vácuo, que também é acionado por uma válvula instalada dentro da cabine.
Elétrica:
Por fim, o modelo de Tomada de Força Elétrico é acionado por meio de um pequeno motor elétrico, que possui movimentos internamente sincronizados e um sistema de fácil sincronização, ideal para caixas automáticas.
Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?
Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!
Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. .
Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)
Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.
Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo, pneumática, vácuo ou elétrico.
Passo 5.
Posição:
- Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro)
- Traseira ==> fixada na traseira do câmbio
- Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio
Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde:
- Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária.
- Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída.
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