Descrição
Tomada de Força EATON/CLARK – O que é:
A Tomada de Força Eaton/Clark, mais conhecida como PTO (Power Take–Off) é uma ferramenta de transmissão de energia, frequentemente vista em máquinas agrícolas e em caminhões como Munck, Vácuo, Pipa, Roll–On Roll–Off, Poli guindastes, guincho, entre outros. Esta parte permite a transferência de potência para um dispositivo externo.
Tomada de Força EATON/CLARK – Para que serve:
A tomada de força é uma peça importante em caminhões rodoviários, pois é responsável por transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento. Dessa forma, ela contribui para a eficiência da operação com o implemento, aumentando a produtividade do equipamento hidráulico. Função da tomada de força é assegurar a transformação de energia mecânica em hidráulica, sendo um elemento principal do circuito hidráulico. Assim, ela tem um papel fundamental para o bom funcionamento do sistema.
Abaixo, alguns modelos:
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON / CLARK PTO
- SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT PTO
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
- TOMADA DE FORÇA SÉRIE MULTIPLICADA EATON FULLER RT
Tipos de Tomada de Força:
Existem diversos tipos de Tomada de Força (TdF) para caminhões.
Pneumática:
A TdF Pneumática é acionada por ar do próprio caminhão, com a ajuda de uma válvula pneumática instalada dentro da cabine.
Acionamento Mecânico:
O Acionamento Mecânico é feito por um cabo instalado no interior do veículo, sendo usado em veículos sem freios à ar.
À vácuo:
A Tomada de Força à Vácuo foi criada como alternativa para os veículos sem compressor de ar, contando com um sistema semelhante à TdF Pneumática, com acionamento por uma válvula dentro da cabine.
Elétrica:
Por fim, a TdF Elétrica tem um pequeno motor elétrico para acionar o pistão de acionamento, e conta com um sistema de fácil sincronização, sendo ótimo para caixas automáticas e veículos sem freio a ar.
Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?
Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!
Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. .
Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)
Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.
Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo, pneumática, vácuo ou elétrico.
Passo 5.
Posição:
- Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro)
- Traseira ==> fixada na traseira do câmbio
- Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio
Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde:
- Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária.
- Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída.
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